Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Comportamento ingestivo de cordeiros em três sistemas de produção em pastagem de Tifton 85 - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i3.6014

César Henrique Espírito Candal Poli, Alda Gomes Lúcia Monteiro, Carina Simionato de Barros, João Ricardo Dittrich, Sergio Rodrigo Fernandes, Paulo César de Faccio Carvalho

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento ingestivo de cordeiros em pastagem de Tifton-85 (Cynodon spp.) em três sistemas de produção: cordeiros desmamados aos 60 dias de idade e mantidos em pastagem; cordeiros mantidos com suas mães em pastagem; e cordeiros mantidos com suas mães em pastagem e suplementados em creep feeding. O delineamento foi em blocos ao acaso com três repetições, utilizando quatro cordeiros-teste por repetição. Na pastagem, avaliou-se a altura, a massa, a composição morfológica e bromatológica da forragem. Na avaliação do comportamento ingestivo registrou-se, do nascer ao pôr do sol, o tempo despendido nas atividades de pastejo, ruminação, ócio, amamentação e alimentação no creep feeding. Avaliou-se, também, a taxa de bocados ao pastejo. Os cordeiros permaneceram maior tempo em pastejo, e os suplementados despenderam menor (p < 0,05) tempo nessa atividade. Cordeiros não-suplementados apresentaram maior (p < 0,05) tempo de pastejo e menores (p < 0,05) tempos de ruminação e ócio pela manhã. A suplementação em creep feeding alterou (p < 0,05) a distribuição das atividades de pastejo e ruminação, indicando efeito substitutivo de forragem pelo concentrado. Concluiu-se que os sistemas de produção influenciaram o comportamento ingestivo dos cordeiros, não tendo alterado a taxa de bocados destes.

Palavras-chave


creep feeding; desmame; pastejo; ruminação; taxa de bocado; Cynodon spp

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v31i3.6014





ISSN 1806-2636 (impresso) e ISSN 1807-8672 (on-line) e-mail: actaanim@uem.br

 

Resultado de imagem para CC BY