Fatores influentes sobre o processo ensino-aprendizagem na educação fisica para idosos - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v28i1.1121

Gislaine Cristina Vagetti, Oséias Guimarães Andrade

Resumo


Este artigo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem da prática de exercício físico entre idosos. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, cujos resultados foram discutidos através de uma análise qualitativa. A amostra foi composta por 120 idosos, com idade igual ou acima de 60 anos, sendo 18 indivíduos do gênero masculino e 102 do gênero feminino, praticantes de atividade física na cidade de Maringá, Estado do Paraná. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Para a interpretação dos dados, foi utilizado, análise de conteúdo do tipo temática. Os dados demonstraram que são vários os fatores que podem influenciar o ensino-aprendizagem da prática de exercício físico entre os idosos, sendo alguns deles: doenças e o relacionamento professor/aluno e alguns aspectos biopsicossociais do envelhecimento. Mediante esses resultados podemos, então, sugerir àqueles que atuam na área da Educação Física a formulação de uma metodologia que estimule o idoso em todas as esferas de seu comportamento humano (motora, cognitiva, afetiva, social e espiritual). Portanto, os professores de educação física devem apontar caminhos para essa metodologia, para que a mesma possa caminhar em direção a novos paradigmas

Palavras-chave


idoso; ensino-aprendizagem; educação física

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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascihealthsci.v28i1.1121

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ISSN 1679-9291 (impresso) e ISSN 1807-8648 (on-line) e-mail: actahealth@uem.br

  

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