Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Características ultra-estruturais do nó sinoatrial de rato Wistar

Silvana Regina de Melo, Carlos Alberto Mandarim de Lacerda, Romeu Rodrigues de Souza

Resumo


As características ultra-estruturais do nó sinoatrial (NSA) de 5 ratos machos da variedade Wistar, com 3 meses de idade, foram estudadas por meio de microscopia eletrônica de transmissão (MET). Fragmento pequeno, contendo a região do NSA e área adjacente do átrio direito do coração, foi retirado e fixado em glutaraldeído 2,5% e processado de acordo com técnica convencional para MET. A morfologia do nó sinoatrial de ratos é semelhante a de outros mamíferos. O NSA é uma estrutura anatômica independente do miocárdio atrial, constituído por células típicas (miócitos nodais, células de transição e, principalmente, células nodais) imersos em matriz extracelular, na qual predominam fibras colágenas, fibroblastos e nervos

Palavras-chave


nó sinoatrial; ultra-estrutura; ratos

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascihealthsci.v24i0.2485

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 1679-9291 (impresso) e ISSN 1807-8648 (on-line) e-mail: actahealth@uem.br

  

Resultado de imagem para CC BY