UM DEBATE ENTRE JAMES CLERK MAXWELL E WILHELM EDUARD WEBER COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NA LICENCIATURA EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS

I SIPEC

Resumo


O presente trabalho expõe uma inserção da abordagem histórica da ciência para o Ensino de
Física, tendo em vista desenvolver um ambiente que facilite a aprendizagem dos conceitos de
eletromagnetismo. Aqui relatamos, na perspectiva dos alunos participantes, o momento final de
uma sequência didática, um debate entre teorias consideradas rivais de dois físicos, James Clerk
Maxwell e Wilhelm Eduard Weber. A turma foi dividida em dois grupos, em que cada equipe
defendeu uma das teorias, buscando por meio de competências argumentativas apresentar
elementos favoráveis e contrários à sua aceitação. Além de estudar os conceitos físicos
envolvidos, foram estimulados a desenvolver uma reflexão acerca de elementos históricos e
epistemológicos que permeiam a construção do conhecimento científico.


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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v21i3.40937

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ISSN: 1980-959X