Resumo visualizado: 313 vezes

O USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: SUBSÍDIOS PARA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DO ELETROMAGNETISMO

I SIPEC

Resumo


O uso da História da Ciência no Ensino de Ciências permeia discussões de pesquisadores há
um certo tempo. A fim de desconstruir uma visão linear e fragmentada da Ciência, é necessário
apresentar teorias que não fazem parte do padrão da Ciência, mas que expliquem as teorias de
maneira igualmente efetiva. Para fornecer subsídios para o professor que pretende fazer uma
abordagem histórica do desenvolvimento do eletromagnetismo em suas aulas, este artigo faz
um breve resgate de duas teorias surgidas a partir do experimento de Ørsted: as teorias de
Ampère e Biot-Savart. Além disso, busca elucidar alguns dos principais motivos para que os
estudos de Ampère tenham sido deixados de lado. O presente trabalho é parte de uma pesquisa
de mestrado em Ensino de Ciências.


Texto completo:

PDF (baixado PDF - 131 vezes)


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v21i3.40943

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1980-959X