UM DIÁLOGO SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PRESENTES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS

I SIPEC

Resumo


O presente artigo vem apresentar uma revisão bibliográfica acerca da presença das concepções
alternativas no Ensino das Ciências. Concepções estas que podem constituir um obstáculo para
a aprendizagem dos conhecimentos científicos historicamente construídos. Estas concepções
estão, em geral, fortemente enraizadas nas visões de mundo dos estudantes, bem como na de
seus familiares, e também, não raras vezes, nos próprios professores. Para superar este desafio
o corpo docente deverá ter um conhecimento adequado dos conteúdos escolares e metodologias,
necessitando planejar suas aulas de modo a proporcionar aos alunos a compreensão dos limites
da concepção alternativa e do afastamento desta do conhecimento científico.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v21i3.40944

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1980-959X