Resumo visualizado: 317 vezes

ENSINO DE ASTRONOMIA: O PROBLEMA DA ÓRBITA DA TERRA

I SIPEC

Resumo


O ensino de astronomia no ensino fundamental reflete diretamente nas concepções científicas dos alunos
que vão para o ensino médio. Nesse sentido, este trabalho objetivou verificar as concepções dos alunos
do ensino médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, que
participaram da 19ª Olimpíada Brasileira de astronomia (OBA) no ano de 2016, sobre a órbita descrita
pela Terra ao redor do Sol. Este trabalho possui caráter qualitativo, com uma análise do tipo descritiva.
Para a coleta de dados utilizou-se uma questão da OBA que discutia o assunto de interesse. Nossos
resultados evidenciam que menos de 6% da amostra investigada apresentam uma concepção científica
sobre a órbita da Terra.


Texto completo:

PDF (baixado PDF - 415 vezes)


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v21i3.40951

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1980-959X