O PAPEL DA PERGUNTA NO PROCESSO EDUCATIVO: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS ATAS DO ENPEC

I SIPEC

Resumo


O presente artigo busca apresentar parte dos resultados de uma pesquisa documental cujo
objetivo foi levantar o que tem sido publicado a respeito da pergunta no processo educativo.
Para tal, fez-se a análise de trabalhos publicados nas atas das dez edições do ENPEC, de 1997
a 2015, selecionados mediante busca do termo pergunta no título, palavras-chave e/ou resumo.
Considerando os referenciais adotados, os artigos selecionados foram organizados e
categorizados, de acordo com seus objetivos, em três categorias a priori, O papel da pergunta
do professor, O papel da pergunta do aluno e Estratégias de valorização da pergunta. Apesar
do baixo número de trabalhos com essa temática, percebe-se uma tendência de crescimento na
última década de estudos sobre as perguntas formuladas pelos alunos.


Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v21i3.40956

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1980-959X