Representação gráfica e cartográfica das desigualdades regionais no âmbito educacional das escolas públicas no estado de Minas Gerais - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.10662

Antonio Marcos Machado de Oliveira, Alice Henrique Dalmônica, Mariana Mendes Silva

Resumo


O assunto a ser abordado se refere às desigualdades regionais verificadas no âmbito educacional da rede pública no Estado de Minas Gerais. Nesse sentido, pretende-se produzir mapas para a espacialização das informações contidas nas tabelas disponíveis na base de dados do Ministério da Educação e Cultura – MEC sobre os indicadores demográficos e educacionais e, também, construir gráficos para auxiliar as análises destas. Para que as informações sejam exploradas adequadamente, os mapas e gráficos serão elaborados a partir de um tratamento estatístico e gráfico, em que o primeironorteará a construção dos gráficos e uma prévia análise descritiva sobre as séries de dados, enquanto o segundo servirá como apoio às representações dos gráficos e, principalmente, dos mapas voltados para uma visualização instantânea das informações, concorrendo, assim, para análises mais aprofundadas sobre o assunto em questão.



Palavras-chave


Representação gráfica; Representação cartográfica; Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v29i2.10662



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