Construção de recursos pedagógicos para o ensino de geografia: as oficinas como alternativas para a aprendizagem escolar - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i2.16512

Graziela Franceschet Farias, Helenise Sangoi Antunes

Resumo


Com a intenção de promover alternativas metodológicas e pedagógicas de ensino para professores dos anos finais do ensino fundamental, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização tem desenvolvido trabalhos a partir de experiências em oficinas temáticas, o que tem possibilitado a professores e alunos ocuparem o espaço da sala de aula e o tempo das disciplinas, para a construção de recursos pedagógicos, de modo que o conhecimento científico esteja relacionado ao cotidiano dos alunos. Neste sentido, pensamos que a troca de experiências entre oficineiro(s) e os participantes da oficina torna-se um dos pontos mais ricos e importantes deste trabalho, pois amplia a liberdade dos integrantes aprenderem, assim como cria espaços para que os resultados possam ser levados ao conhecimento de todos, principalmente a professores engajados na formação continuada e abertos aos novos caminhos que a educação como um todo tem seguido.

 


Palavras-chave


Formação de professores; Ensino-aprendizagem; Recursos pedagógicos

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v30i2.16512



ISSN 2176-4786 (on-line) e-mail: dge-boletim@uem.br