A DIMENSÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA DA CARTOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Gabriela Geron, Mafalda Nesi Francischett

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre a Cartografia como linguagem mediando o ensino com conteúdos relacionados ao objeto da Geografia, o espaço geográfico. Partimos da hipótese sobre a importância do conhecimento do lugar para a compreensão dos conceitos geográficos. Para isso as atividades didáticas utilizando a Cartografia Escolar mediarão o processo. A problemática também está justificada pela falta de materiais didáticos (in) formativos para trabalhar conceitos específicos de Geografia na esfera local. O principal enfoque deste trabalho está na localidade, com informações científicas para o aprendizado do aluno. As representações cartográficas, selecionadas, apresentam as características físicas da área urbana do município de Francisco Beltrão/PR, que o professor pode ter como base para trabalhar no nível do Ensino Fundamental I, fundamentadas na carta topográfica.  A partir desses dados delimitamos e fomentamos o caminho da pesquisa que serve de apoio para decodificar a compreensão dos conceitos do aluno, leitor do mapa.

Palavras-chave


Ensino. Geografia. Representação e lugar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v33i0.31925



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