AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONTRIBUINDO PARA DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET-MG

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Letícia Carvalho Belchior Emerick Fernandes

Resumo


Diante do paradoxo da importância do ensino da Geografia e o desinteresse dos alunos por essa disciplina, esse artigo teve como objetivo investigar quais Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são usadas na sala de aula pelos professores de Geografia do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), bem como verificar se o uso dessas tecnologias tem despertado o interesse dos alunos nas aulas dessa disciplina. Optou-se pela pesquisa científica de natureza qualitativa e, de acordo com o objetivo traçado, os tipos escolhidos de pesquisa foram: descritiva e exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso no CEFET-MG Campus I. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observação sistemática nas salas de aula e aplicação de questionários aos alunos. Os resultados permitem afirmar que as TDIC podem diminuir o desinteresse dos alunos nas aulas de Geografia, devido ao fato dessas tecnologias atuarem como mediadoras no processo de ensino e aprendizagem, tornando suas aulas mais significativas, dinâmicas e motivadoras. Como contribuição e no intuito de aproveitar o interesse crescente dos jovens e a popularização dos smartphones, esse estudo propôs algumas tecnologias digitais possíveis como recursos pedagógicos a serem utilizados na disciplina de Geografia.


Palavras-chave


Educação. Geografia. Tecnologias digitais da Informação e comunicação. TDIC.

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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v36i3.32199



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