Excesso de controle acionário: um estudo do seu reflexo sobre o custo da dívida das empresas brasileiras de capital aberto

Jonatan Marlon Konraht, Raphael Vinicius Weigert Camargo, Ernesto Fernando Rodrigues Vicente

Resumo


Este estudo analisa o efeito do excesso de controle acionário sobre o custo da dívida das companhias brasileiras de capital aberto. Seu objetivo é identificar se um maior desalinhamento entre direitos de voto e de propriedade do acionista controlador provoca um incremento nos custos de agência da dívida. Para a análise do problema de pesquisa, foi utilizada regressão com dados em painel, em que foi comparado o nível de excesso de controle acionário e o custo da dívida das empresas. Os resultados indicam que existe uma associação positiva e estatisticamente significante entre excesso de controle acionário e o custo da dívida. Isto sugere que os credores interpretam este desalinhamento como um entrincheiramento do controle, o que incrementa o risco da concessão de crédito e, consequentemente, aumenta o custo da dívida. Do ponto de vista científico, o estudo contribui com a literatura ao identificar como a estrutura de propriedade impacta na percepção de risco pelos credores e, assim, no custo da dívida. Estes resultados apresentam contribuição prática no sentido de serem úteis para o embasamento de ações que buscam a redução do custo de capital de terceiros, implicando na maximização do desempenho econômico das firmas que possuem capital de terceiros em sua estrutura de capital. Tem como contribuição social a distinção de empresas expostas a um maior nível de custo da dívida, identificação de formas para maximização de recursos, aspecto de destaque, sobretudo em períodos de crises, cujos reflexos podem ser os mais variados, como falências, demissões em massa e inadimplência.

Palavras-chave


custo da dívida; estrutura de propriedade; excesso de controle acionário; conflitos de interesse; efeito entrincheiramento.

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v35i2.31371



ISSN 1984-882X (on-line)