Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES AOS AUTORES

1. POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

A Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 3.0.

2. TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO E TAXA DE SUBMISSÃO

A Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública NÃO cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

3. POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

3.1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

3.2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- Artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- Na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- Todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

3.3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a)   Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema App.ithenticate logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b)  Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

4. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

4.1. Todos os manuscritos deverão ser inéditos e destinar-se exclusivamente ao periódico “Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública”

4.2. Devem ser escritos em língua portuguesa, na ortografia oficial, ou em língua inglesa.

4.3. Usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas, não empregando abreviaturas no título do artigo.

4.4. Todos os manuscritos deverão conter os seguintes itens obrigatórios:

     - Título (português e inglês);

     - Autores;

     - Função e filiação;

       Incluir o endereço completo e e-mail do autor correspondente. 

     - Resumo e Abstract;

       Não devendo ultrapassar 250 (duzentos e cinquenta) palavras e deverão apresentar informações sucintas sobre objetivo da pesquisa, os materiais e métodos empregados, os resultados e a conclusão.

     - Palavras-chave e Key-words;

       No mínimo 3 (três) e máximo 5 (cinco), que correspondem a palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo e não estão indicadas no título

     - Introdução;

     - Conclusão(ões);

     - Agradecimentos (Opcional);

     - Referências.    

4.5. As seções dos manuscritos referem-se a:

a) Artigos originais

São trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de investigação baseada em dados empíricos ou teóricos, utilizando metodologia científica, de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais da motricidade humana, de característica médica, bioquímica,psicológica e/ou social. Devem incluir análise descritiva e/ou inferências de dados próprios.Deverão ter até 30 páginas;

A estrutura dos artigos deverão compreender as seguintes partes: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão(ões), Agradecimentos (opcional) e Referências.

b) Artigos de revisão

Tem o objetivo de resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas de forma minuciosa e bem avaliada em todos os pontos relacionados ao assunto. Deverá conter até 30 páginas;

A estrutura das revisões deverão compreender as seguintes partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão(ões) Agradecimentos (opcional) e Referências. 

c) Relatos de caso/experiência:

São artigos que representam dados descritivos, de um ou mais casos, explorando um método ou problema através de exemplo(s). Estes trabalhos apresentam as características principais do(s) indivíduo(s) estudado(s), com indicação de sexo, idade etc. As pesquisas podem ter sido realizadas em humanos ou animais. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, apoiados em evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia. Deverá conter até 15 páginas;

A estrutura dos relatos deverão compreender as seguintes partes: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão(ões), Agradecimentos (opcional) e Referências.

4.6. Responsabilidade/contribuição de cada autor com o trabalho

       Todos autores do trabalho deverão fazer um documento no word com o seguinte conteúdo, assinalar as etapas que participou, assinar, escanear e enviar junto a subimissão do trabalho em documentos suplementares.

       Sendo o conteúdo:

            DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE/CONTRIBUIÇÃO

       Eu, Nome completo do autor, certifico que participei da autoria do amnuscrito "TÍTULO" nos seguintes termos:

       a) Concepção, delineamento e/ou análise e interpretação dos dados

       b) Redação do manuscrito ou revisão crítica do conteúdo

     □  c) Aprovação da versão final a ser publicada

      Certifico também ue participei suficientemente do trabalho para tonar pública minha responsabilidade pelo se conteúdo

_________________                    __________________________

Loal e data                                     Assinatura 

 

5. APRESENTAÇÃO DO TRABALHOS

5.1. Arquivo

Obrigatoriamente em formato A4, espaço 1,5, margens de 2,5cm, em formato Microsoft Word, digitado em Times New Roman 12; e numeração consecutiva das linhas e páginas. Ilustrações e legendas devem ser relacionadas em folhas separadas. O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2MB.

5.2. Página de rosto

Todo artigo deve ter uma página de rosto com o título do artigo, nome(s) do(s) autor(es) (SOBRENOME, Nome) e instituição de origem. O rodapé da página deverá mencionar o endereço completo (inclusive e-mail) do autor a quem deverão ser encaminhadas as correspondências. Observar que unicamente nesta página conste a identificação dos autores, para o devido sigilo e imparcialidade. Se o artigo for subvencionado, mencionar a instituição que o patrocinou, assim como os agradecimentos.

5.3. Os subtítulos

Deverão ser digitados em caixa alta, negrito e não deverão ser numerados.

5.4. Tabelas, Quadros, Figuras e Gráficos

Deverão ser inseridos no texto, logo depois de citados. A legenda deve ser escrita sem recuo, iniciando com a palavra Tabela/Figura/Gráfico/Quadro seguida do pelo número de ordem em algarismo arábico e ponto (Tabela 1.) contendo informações básicas e claras dos seus conteúdos, ao final não deve ser usado ponto final.

a) Tabelas

Devem ser numeradas em algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, seguido de local e data. O limite de tabelas por trabalho é de cinco. Em casos excepcionais, conhecida a opinião dos relatores, este número poderá ser ultrapassado. No texto devem ser indicadas pela abreviatura Tab.

b) Ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos ou esquemas)

Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e citadas como figuras. Os gráficos devem trazer sempre os valores numéricos que lhes deram origem. No texto devem ser indicadas pela abreviatura Fig. Imagens e/ou gráficos devem vir no corpo do texto e enviadas em arquivos isolados nos formatos .TIFF ou .JPG (resolução mínima de 200 dpi).

5.5. Financiamentos:

Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.

5.6. Referências

As citações deverão seguir os seguintes exemplos, conforme norma da ABNT vigente.

CITAÇÕES NO TEXTO:

a) Um autor: (FREITAS, 2015) ou Freitas (2006)

b) Dois autores: (FREITAS E PEDROZO, 2016) ou Freitas e Pedrozo (2016)

b) Três ou mais autores: (FREITAS et al., 2008) ou Freitas et al. (2008)


CITAÇÕES NAS REFERÊNCIAS 

a) Um autor: CARVALHO, J.H.

b) Dois autores: CARVALHO, J.H. e FERNANDES, G.S.

c) Três ou mais autores: CARVALHO, J.H.; FERNANDES, G.S.; LIMA, F.T. (incluir todos os autores)

- O título dos periódicos deve ser completo (não abreviar).

- Todas referências devem estar justificadas (distribuição uniforme entre as margens)

- Sempre que existente, o autor deve acrescentar o número de identificação DOI (Digital Object Identifiers) no final da referência.

- Unidades de medida devem ser descritas de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, disponível em: http://www.inmetro.gov.br/inovacao/publicacoes/si_versao_final.pdf.

EXEMPLOS:

- ARTIGOS COMPLETOS

MISRA, C.K.; DAS, B.K.; MUKHERJEE, S.C.; PATTNAIK, P. Effect of long term administration of dietary β‑glucan on immunity, growth and survival of Labeo rohita fingerlings. Aquaculture, v.255, p.82‑94, 2006. <DOI: 10.1016/j.aquaculture.2005.12.009>.

- LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS (evitar incluir livros e capítulos)

HULLEY, S.B.; CUMMINGS, S.R.; BROWNER, W.S.; GRADY, D.G.; NEWMAN, T.B. Delineando a Pesquisa Clínica: Uma Abordagem Epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 400p.

SCHULTZE, A.E. Interpretation of canine leukocyte responses. In: FELDMAN, B.F. et al. Schalm‘s veterinary hematology. 5.ed. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins, 2000. Cap.55, p.366-381.

- RESUMOS EM ANAIS DE EVENTOS (evitar incluir anais)

SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 1994. p. 3-4.

- TESES, DISSERTAÇÕES (evitar incluir teses e dissertações)

NIEL, Marcelo J. Anestesiologistas e uso de drogas: um estudo qualitativo. 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

SPERANDIO, Priscila C.A. Relação entre a oferta e a utilização muscular periférica de oxigênio na transição do exercício leve para o intenso em pacientes com insuficiência cardíaca. 2010. 80 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

- BOLETIM, CIRCULAR TÉCNICA, MANUAL (evitar incluir boletim, circular ou manual)

VIEIRA, E.A.; FIALHO, J.F.; SILVA, M.S.; FALEIRO, F.G. Variabilidade genética do banco ativo de germoplasma de mandioca do Cerrado acessada por meio de descritores morfológicos. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2007. 28 p. (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 179).

- DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

BATISTA, Nildo A. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Caderno FNEPAS, Rio de Janeiro, v. 2. p. 25-28, jan. 2012. Disponível em: < http://www.fnepas.org.br/artigos_caderno/v2/educacao_interprofissional.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2012.

Para os casos de referências bibliográficas não previstas nos exemplos acima ou qualquer outra dúvida, consultar o editor-chefe da revista pelo e-mail: rev-rcvsp@uem.br.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. DOI para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Foi incluído a declaração de responsabilidade/contribuição de cada autor.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Arquivo de Medicina veterinária e Saúde Pública da UEM, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.