Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de Educação Física - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.12202

Alexandra Folle, Fabiano Augusto Teixeira

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a motivação nas aulas de Educação Física de alunos das séries finais do ensino fundamental sob a orientação de estudantes em situação de estágio. Participaram do estudo 86 estudantes de 5ª a 8ª do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Florianópolis (SC). Na coleta de dados foi utilizado um questionário de múltipla escolha adaptado de Darido (2004). Na análise descritiva dos dados foi utilizado frequência e percentual, enquanto na análise inferencial, empregou-se o teste Exato de Fisher. Os resultados não apresentaram associação significativa entre a motivação dos alunos, o sexo, a idade, a série, a participação nas aulas e a prática esportiva extra-classe. Contudo, destaca-se o expressivo percentual de alunos que considera motivantes as aulas de Educação Física ministradas pelos estudantes em situação de estágio, bem como de escolares que declaram participar efetivamente das aulas e praticar esportes em horário extra-classe.

Palavras-chave


Motivação; Ensino fundamental; Prática de ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 0103-3948 (impresso) e ISSN 2448-2455 (on-line) e-mail: revdef@uem.br