Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Teoria e Prática da Educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

a) O artigo ou resenha deve ser inédito no Brasil.

b) O artigo não deve estar sendo avaliado para publicação em outra revista.

b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita, explicitação dos dados empíricos, descrição dos procedimentos metodológicos e correção de linguagem. O texto deve demonstrar que possui densidade científica, potencial e consistência acadêmica para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores sobre a temática abordada.

 

c) Extensão: os artigos deverão ter de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) páginas, em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4, letra times new roman. As resenhas deverão ter entre 5 a 8 páginas, com a mesma formatação, referente a livros publicados nos últimos 5 anos.

d) Os textos poderão estar em língua portuguesa, espanhola, francesa, inglesa ou italiana. Os textos em língua estrangeira deverão conter resumo em língua portuguesa.

e) Os títulos dos artigos devem corresponder, com clareza à ideia geral e objetivos da abordagem. O Título não deveter mais do que 18 palavras.

f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre a temática abordada, os objetivos, os procedimentos metodológicos, os referenciais teóricos e os resultados encontrados. O resumo deverá conter 3 (três) palavras-chave, devendo ser enviado em língua portuguesa, em inglês e em espanhol.

g) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário acrescentar esta informação e indicar o nome, titulação e Programa de Pós-Graduação do professor orientador.

h) Caso a pesquisa tenha recebido apoio financeiro de algum órgão de fomento ou instituição, a informação deverá ser mencionada em nota de rodapé.

i) Os arquivos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados).

j) As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens devem estar acompanhadas dasreferências, créditos ou fontes das mesmas.

k) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.

l) Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista. A correção de língua portuguesa, das línguas dos resumos e adequação às normas da ABNT são critérios considerados na avaliação.

m) Caso seja solicitada a modificação do texto, com base na avaliação dos pareceristas, o mesmo só será publicado mediante, entrega no prazo, das correções solicitadas.

n) Os trabalhos deverão ser acompanhados de uma declaração do(s) autor(es), autorizando sua publicação na Revista, informando que o mesmo é inédito e não foi submetido à avaliação em outro periódico. Se aprovado, será disponibilizado eletronicamente no site da RTPE.

 

 Questões éticas

 A Revista Teoria e Prática da Educação, em cumprimento às questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação tem como base os seguintes documentos:

- Resolução CNE nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);

- Manual da APA (Editora Penso, 2012);

- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm);

- Orientações e discussões do COPE – CommitteeonPublicationEthics. Promotingintegrity in researchpublication (www.publicationethics.org).

 Quando a ética assim o exigir, os autores devem mencionar o número do processo doComitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema)em nota de rodapé.

Na análise preliminar do texto, a editoria busca identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e instrui os avaliadores que também o façam.

 

2 – Quanto a autoria

A revista acata a ordem dos nomes dos autores e coautores incluídos no artigo. Após submetido, não haverá substituição da ordem de autoria. Os autores devem seguir os itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica.

 

3 – Plágio e autoplágio

A editoria da revista utiliza programa de controle de plágio antes de enviar artigos para os avaliadores. Detectado qualquer tipo de plágio o texto não seguirá para avaliação. Todas as ideias de outros autores, imagens, tabelas, gráficos e outras fontes,devem estar devidamente citadas e incluídas na lista de referências.

Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere a teoria ou metodologia (conforme Manual da APA).

 

4 – Processo de avaliação

- Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).

- Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.

- Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres.

- As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do SEER, não sendo possível qualquer alteração.

- No caso das chamadas de artigos para dossiês, a revista cumprirá todos os itens citados na chamada.

 

Condições para submissão

 No processo de submissão, os autores devem verificar todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão avaliadas.

 Deve-se verificar as seguintes questões:

 Se a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  1. Se os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  2. Se URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  3. Se o texto está em espaço 1,5; possui entre 20 e 25 páginas (ARTIGO) ou entre 4 a 8 páginas (RESENHA), com margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4, digitado em fonte Times New Roman 12. Se a resenha refere-se a uma obra publicada nos últimos 5 anos.
  4. Se o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores, seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.

 

 

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação

b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.