Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Contribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campo

Érica Myeko Ohara Itoda

Resumo


O estudo discute a interdisciplinaridade e suas contribuições à Educação do Campo na medida em que essa modalidade educacional se refere ao objetivo da educação escolar: o aluno que compreenda as relações da sociedade de modo a atuar criticamente, conforme indicam autores como Paglia (2010), Caldart (2004), Almeida (2010) e Paraná (2006). Dessa maneira, optou-se em discutir uma prática pedagógica que permita a compreensão não fragmentária dos conteúdos científicos: a interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, documental e de campo (entrevista e observação), como também a análise qualitativa das informações fundamentadas na compreensão das relações concretas postas na relação de ensino e aprendizagem. Apresentar-se-á de forma sucinta a discussão sobre: informação e conhecimento; a análise dos dados coletados; a interdisciplinaridade na educação escolar e uma breve sugestão de planejamento interdisciplinar. Destaca-se que a discussão apresentada concretizou-se como grupo de estudo e se caracteriza como o início de um longo trabalho de aprofundamento, pois a transformação na prática docente implica em mudanças de paradigmas e costumes, por conta disso é um processo lento, gradativo, dialógico e diário. Como primeiro resultado os professores sentiram-se fortalecidos e respaldados em suas práticas, confiantes, portanto, em estabelecer novos diálogos entre as áreas de ensino.

 


Palavras-chave


Educação do Campo; Interdisciplinaridade; Conhecimento

Texto completo:

PDF (baixado




ISSN 1415-837X (impresso) e ISSN 2237-8707 (on-line)