Estudo do projeto pedagógico da Institución Libre de Enseñanza. A Residencia de Señoritas Normalistas de Granada

Remedios Sánchez García, José Álvarez Rodríguez

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar, desde uma perspectiva histórica e sócio-educativa, o projeto pedagógico da Institución Libre de Enseñanza e a sua concretização na Residencia de Señoritas Normalistas em Granada. A metodologia utilizada pretende questionar no contexto da época, realizando um estudo sócio-histórico, comparando documentos para poder reconstruir os fatos, tratando de descrevê-los e explicá-los. Partindo da importância do ideário da Residencia de Señoritas de Madrid, fundada por María de Maeztu, sobre o valor educativo do seu projeto pedagógico, realizamos um estudo comparativo com a Residencia de Señoritas Normalistas de Granada criada por Agustín Escribano para, à luz dos dados inéditos encontrados e da contribuição fotográfica comprovativa - até agora desconhecida-, evidenciar as semelhanças em infra-estruturas, organização interna; que, no caso da Residencia de Señoritas Normalistas de Granada, abriu possibilidades de estudo e novos horizontes a jovens estudantes com poucos recursos de Andaluzia.


Palavras-chave


projeto pedagógico; Institución Libre de Enseñanza; Residencia de Señoritas Normalistas

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