Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Urutágua?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Urutágua aceita trabalhos inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos. Os artigos recebidos serão analisados e, se estiverem de acordo com as normas para publicação e os princípios que norteiam a revista, serão encaminhados para apreciação do Conselho Editorial e, se aprovados, serão enviados aos avaliadores externos. A decisão sobre a publicação é do Conselho Editorial.

1) Todos os artigos, desde que aprovados pelo Conselho Editorial, serão enviados para pareceristas, garantindo-se o anonimato da autoria.

2) Serão aceitos artigos em coautoria. No caso dos autores graduandos, os artigos em coautoria serão aceitos somente em parceria com os respectivos orientadores(as). Destaca-se, contudo, a exigência de que, nestes casos, o graduando esteja na condição de primeiro autor.

3) São publicados, no mínimo, doze (12) artigos por edição;

4) Não será publicado artigo do(a) mesmo(a) autor em edições seguidas.

5) Resenhas: não devem ultrapassar o máximo de quatro páginas, ou oito mil caracteres, incluindo espaços, e devem conter todas as informações sobre a obra e autor (em destaque no início do texto) e título diferenciado da obra resenhada. As obras resenhadas devem ter sido publicadas ou reeditadas em até 03(três) anos, considerando-se a data da edição da revista.

A Revista Urutágua não veicula conteúdos racistas, sexistas ou que firam a integridade dos indivíduos. De outra parte, a revista busca, na produção científica e diálogo com os movimentos sociais, consubstanciar toda e qualquer iniciativa crítica e reflexiva que venha a dar suporte à democratização dos processos político-sociais. Os artigos publicados não expressam necessariamente as opiniões do coletivo da revista. Os autores, considerados individualmente, são responsáveis por suas opiniões e posições.

 

Normas para Apresentação dos Trabalhos

Os artigos deverão ser submetidos pela internet. Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções:

a) No processo de submissão deverá ser inserido o nome completo do(s) autor(es), seu(s) endereço(s) institucionais e o(s) e-mail(s) do autor indicado para correspondência.

b) Os artigos deverão conter: resumo, palavras-chave, abstract, keywords e referências.

c) O título, com no máximo vinte palavras, em português e inglês, deverá ser preciso.

d) O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Até seis palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract, que não estejam citadas no título.

e) Os artigos não deverão exceder 25 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas. Deverão ser escritos em espaço 1,5 cm. O trabalho deverá ser editado no MS-Word, ou compatível, utilizando Times New Roman fonte 12.

f) O trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior e direita 3 cm e esquerda de 3 cm.

g) O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2MB, bem como, não poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.

h) Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. Ilustrações em cores não serão aceitas para publicação.

i) As figuras e as tabelas deverão ter preferencialmente 7,65 cm de largura, e não deverá ultrapassar 16 cm.

j) As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg.

k) As citações bibliográficas deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT.

Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (GHEORGHIU et al., 2008).

MODELOS DE REFERÊNCIAS Deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado, conforme os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Listar todos os autores do trabalho.

Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados. Artigos GHEORGHIU, M. D.; GRUSON, P.; VARI, J. Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, p. 377-399, 2008. VEIGA, L. F.; SANTOS, A. S. O referendo das armas no Brasil: estratégias de campanha e comportamento do eleitor. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, p. 59-77, 2008. GOMES, L.; CÁRDENAS, C. J.; ALVES, V. P.; LOPES, C. Reflexões sobre a imagem da velhice mostrada no filme “Elsa e Fred. Um amor e paixão”. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 30, n. 1, p. 25-34, 2008. Anais CAPORALINI, J. B. O problema antropológico em O Nome da Rosa. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 4., 2005, Maringá. Anais… Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005. p. 200-213. Livros ABRANCHES, S. H.; SANTOS, W. G.; COIMBRA, M. A. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. SPIVAK, G. Quem reivindica alteridade? In: HOLLANDA, H. B. Tendências e impasses. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 187-205. Tese SANTOS, V. S. A mediação docente na educação para mídia. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada por outra revista.

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (desde que não ultrapasse 2MB).

Todos os endereços de páginas da Internet, incluídas no texto (Ex: http://www.eduem.uem.br) estão ativos e prontos para clicar.

O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. No máximo 25 páginas.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Responsabilidade

Os artigos publicados e as referências mencionadas nesta revista serão de inteira responsabilidade de seus autores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está formatado de acordo com as normas para publicação; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.